terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia do Portador de Deficiência!


Hoje, apesar da grande correria e do cansaço (que tenho que admitir, me " pega " por vezes), Não posso me eximir, em deixar aqui minhas considerações de um assunto que faz parte de minha vida as deficiências; Os deficientes, estes meus amôres que SEMPRE me ensinaram tanto! Quantas vezes já participei de inúmeras discussões, quanto aos têrmos de nominação dos "que tem algumas deficiências", quanto há ter ou não um dia em calendário, se fazer ou não manifestações nos dias à eles dedicados... Mas nesta semana ao ler um texto na coluna do Bessa (Gazeta do Povo), fiquei petrificada ao receber uma notícia sobre o Censo do IBGE; A mãe de uma familia, falou que 5 pessoas moravam na casa e ao discorrer sobre cada elemento familiar disse que o mais novo, de 25 anos, era deficiente mental e recebeu o seguinte comentário do recenseador: -"Este não conta!" Ou seja, não havia como colocá-lo, pois não existe ítem no programa virtual para inserí-lo como um número, como uma pessoa, um brasileiro!
Deixo claro que não tive tempo suficiente para averiguar se realmente não HÁ como contá-lo no censo. Mas ISSO me levou à uma decisão pessoal, a partir deste momento (agora aposentada), é necessário se falar , falar e falar, trazer à baila o assunto, demarcar mais , informar mais, esclarecer, pesquisar e se posicionar mais. Pois temos que entender que por ser "um assunto" que não agrada muito à todos, ele será sempre, nas conveniências deixado de lado, assim como no Censo de 2010! Nestas minhas caminhadas da campanha encontrei com alguns pais de deficientes, que pediram muito que "visse com carinho" essa àrea da educação. Meu DEUS ver com carinho? Este assunto é obrigação de todo parlamentar. Esta lá na Constituição! E, nisso eu tenho o gosto de dizer: Colaborei! Com o trabalho que fízemos em Brasília na Constituinte de 1988. Mas mesmo estando lá garantido, patentea-se a necessidade de mais envidamento para que realmente se consagre os direitos. Como no caso de EXISTIR no Brasil!
Quero também falar sobre os 12 dias que faltam para o dia 03/ 10 o dia D das Eleições 2010! O 12 é o número do PDT. No seu voto, bote fé! Dep. federal 1233! Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A definição de seu candidato, depende de quê?