segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Menos de 50% dos alunos concluem o ensino médio!

"O ensino médio ficou no meio do caminho entre a universalização do ensino básico e o avanço do terceiro grau. Ou a equação se inverte ou o país desperdiçara boa parte de sua juventude." Um problema que arruína nosso futuro ! Encontrar este assunto na primeira página da Gazeta do Povo,de hoje , para mim, é motivo de grande tristeza e apreensão. Esta constatação do que venho fazendo e acompanhando a tempos . Tanto que um dos meus tripés apresentados para a campanha é a PROFISSIONALIZAÇÃO DO JOVEM, e no da EDUCAÇÃO , faço a detalhada apresentação de itens/pontos de ação em toda a Educação Fundamental, afim de dar sustentação ao ensino médio. Segundo dados do IBGE, calcula-se que 2 milhões de adolescentes em idade de cursar o ensino médio estão fora da escola. E, que a metade dos alunos que o frequentam , encontram-se em "distorção de idade e série". Ainda mais, só 50% dos que adentram o ensino médio se formam. É uma conta tenebrosa, configurando-se em dos mais retumbantes fracassos institucionais de que se têm notícia.. Em análises do SAEB -Sistema de Avaliação de Educação Básica- a média de conhecimento dos que estão no último ano do ensino médio, se equipara aos conhecimentos de alunos da 8ª série . Sucessivamente à dez anos, as taxas de reprovação aumentam; o percentual é de 11,5% de reprovação , junto a 15% de abandono. A matéria apresenta algumas ponderações para se vencer esse fracasso: um plano para resgatar a imagem desses anos; dar publicidade, pacto social e braço forte; aumentar o número de pessoas irmanadas em torno desta causa; sensibilizar os empresários... com o objetivo de manter o jovem na escola, fazer a transição para o ensino superior, prepará-lo para o mercado de trabalho. Enfim , nesta matéria , encontrei ressonância às minhas propostas de campanha , que já estão Registradas no 2º cartório; um cuidado , pois minhas propostas são bem específicas e só alguém com formação e experiência, poderia fazê-las. E, com saíria no meu jornal, outrens poderiam apresenta-las logo a seguir. Também coloca a matéria ,como em meu proposto ; que somente com o empenho de várias instituições ( que nomino em minhas propostas) é que poderemos superar a problemática. Tem ainda a afirmação, de que, à continuar esse quadro drástico, permaneceremos no 72º lugar no Relatório Educação Para Todos da Unesco. Que muitas mentes e ações se direcionem à ISSO com o editorial e a matéria da Gazeta do Povo . Eu, refletindo... me sinto digna à cada voto que busco em minhas abordagens , nos encontros e contatos ;pois tenho clareza do que , como e o porquê fazer em situação de sucesso em minha candidatura. É realmente reforçador o sentimento do BEM FAZER , para percorrer a reta final da campanha ! Reconfortante é o sentimento de um ideal !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A definição de seu candidato, depende de quê?