sábado, 7 de agosto de 2010

Pequena abordagem sobre candidaturas femininas!

Hoje, estar ali em Paranaguá na cidade Mãe do Paraná, para prestigiar o lançamento de campanha para Deputada Estadual da companheira Jozaine Baka-12321, mais uma candidatura feminina do nosso PDT... foi motivo de grande emoção, orgulho e um ardente sentimento de "um valer a pena" todos os anos,atos, fatos e ocorreres que sucedâniamente foram se estabelecendo e propulsionando as ações e resultados em minha vida sócio-profissional-política. Esta reflexão para o texto, surgiu quando estávamos no "palanque", só nós duas mulheres, junto à vários homens, todos já com uma longa caminhada na vida política parlamentar. Esta é a minha primeira vez de uma candidatura à parlamentar, apesar dos meus 26 anos de PDT, isto pela minha firme convicção de nunca querer "aproveitar", "fazer uso"ou "simplesmente usufruir" dos 03 meses de licença para campanha política, ao qual todos os funcionários públicos tem direito; eu não teria"cara" para estar pedindo votos, em horário que deveria estar trabalhando efetivamente, trabalho esse "pago pelo povo" ao qual eu estaria pedindo voto. À mim no mínimo isto seria um contra-senso, estaria ferindo a minha ética pessoal. Pois sempre tive como premissa, ser uma funcionária pública com a honra de fazer mais e melhor, para merecer o salário eminentemente pago pelos cidadãos do município de CURITIBA e do estado do PARANÁ; agora aposentada, posso de forma bem mais experiente e sedimentada em todo um amplo e "enriquecedor caminhar" profissional-sindical e político, colocar-me como candidata. Assim , neste momento novo para mim, me vem à memória os momentos demarcantes por quais nós mulheres passamos,em nosso histórico político brasileiro, desde quando, uma mulher teve que ir à justiça para poder exercer o seu direito de votar; foi uma àrdua luta de muitas mulheres, para que hoje tenhamos : uma mulher candidata à Presidência do Brasil com fortes indícios de vencer, no Paraná poderemos ter a nossa primeira senadora do Estado do Paraná e... em nosso estado, nesta eleições aumentaram o número de candidaturas femininas, inclusive a nossa coligação é a primeira em número de candidaturas femininas. Mas mesmo com a mais convicta certeza de um valer a pena, a agrurosa caminhada cívica de nossas mulheres, tenho que dizer que, é de ordem muito urgente , pontual e incisiva que ocorra " um melhorar em muito" a nossa história feminina na política brasileira.Os espaços legais estão ai... ociosos e dependem de todas nós a sua ocupação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A definição de seu candidato, depende de quê?