terça-feira, 24 de agosto de 2010

Presidente Getúlio Vargas - 24 de Agosto


É muito importante, que eu faça aqui a referência,a este dia e ao aprendizado político que tive com uma "expert": minha Mãe! Junto às lindas canções tradicionais infantis, já aprendi o Hino Nacional (em 1ª e 2ª voz segundo ela),assim como a admirar e respeitar a memória do " Presidente Getúlio Vargas",à ouvir a Voz do Brasil ( é um programa nacional de rádio, que informa sobre tudo o que acontece no âmbito das definições e determinações na presidência, no senado e na câmara federal) e a dar o devido valor ao ato de votar( sabendo mesmo em quem e porque votar naquela pessoa), foi com ela que fui ao primeiro comício, lembro ainda o deslumbramento que tomou conta de mim, poderia até descrever, ainda, aquela noite memorável. Nunca havia visto, além de na igreja, alguém falando e os demais todos com atenção concentrada , em silêncio; e quando gostavam do que estava sendo dito batiam palmas. Eu adorei e ao sair ,perguntei ,se ela me levava naquela "junção" de novo? É... eu continuo indo...!!! A hitória de Getúlio era sempre contada, os acontecimentos que eram as eleições, o quanto tinha-se que se deslocar para poder votar, e que eram poucos os que podiam votar, porisso a valorização do voto. Também era contada a diferença que ficou no Brasil depois do Getúlio, com a Carteira de Trabalho que tinha que ser assinada pelo patrão, assim os trabalhadores passaram a entender que haviam direitos a serem defendidos. Tem muito mais, que pode ser lido e relido em muito boas obras, que com certeza não darão, mesmo assim, a verdadeira dimensão da importância de Getúlio para o Brasil! Tanto que por exemplo: TUDO o que hoje ainda temos de direitos ao trabalhador, se firmam nas ações de Getúlio! As frases que mais gosto de sua Carta Testamento , e que realmente tenho em mente sempre:... "Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação... será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para "a resistência". Muitos pensadores já se referiram ao fator maravilhoso de se sobreviver à morte, pelas IDÉIAS e pelas AÇÕES que se fizer pela vida...Hoje fizemos ao meio-dia a nossa homenagem póstuma ao Presidente Getúlio, com a presença de vários jovens, o que muito me alegra.Inclusive tive a grata satisfação de poder esclarecer um deles , porque hoje, se fazia aquela "reunião" alí. Nunca havia lido a Carta Testamento , que está incrustrada aos pés do busto ao presidente,homenagem do povo curitibano em de 1957; 03 anos após o seu suicídio. Se nada mais houvesse ,só por esta conversa, eu teria ganho o dia. Mas, também reencontrei amigos, exerci o meu civismo e de certa maneira, homenagiei também a minha Mãe, a minha garotinha ,a Dona Maria Roza de Lima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A definição de seu candidato, depende de quê?